Siaesp

NOTÍCIAS


PROCURE POR:

  • POR MÊS

    Selecione o mês...

  • PALAVRA CHAVE


Encontros com o Cinema Brasileiro abre inscrições com a Quinzena dos Realizadores
29/01/2018

Até o dia 14 de fevereiro, ANCINE recebe longas para apreciação da curadora da mostra francesa

Estão abertas as inscrições para a XXVII edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, uma iniciativa da ANCINE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores – MRE e com o apoio do programa Cinema do Brasil. Nesta etapa, participará a curadora Anne Delseth, da Quinzena dos Realizadores, mostra independente, que acontece entre 09 e 19 de maio de 2018, paralelamente ao Festival de Cannes.

 

Serão considerados elegíveis para a seleção longas-metragens independentes e inéditos internacionalmente. Para os longas que não estejam finalizados, será necessário já possuir um corte provisório de imagem/som, sabendo que os realizadores assumem o compromisso de, caso venham a ser selecionados, terem o filme finalizado a tempo para exibição no festival. Já nos casos de coproduções é necessário que o Brasil seja o parceiro majoritário do projeto.

 

No caso de filmes que já tenham tido exibições públicas, apenas dentro do Brasil (seja em festivais ou lançamento comercial), o filme pode se inscrever para os Encontros somente até um ano depois de sua primeira exibição.

 

Os interessados têm até o dia 14 de fevereiro para inscrever suas produções, via formulário online. Como parte obrigatória da ficha de inscrição, o realizador/produtor deve indicar um link de internet onde esteja disponível um teaser/trailer do filme inscrito, com no mínimo 2 e no máximo 5 minutos de duração, com legendas em inglês. O arquivo enviado deverá ser, necessariamente, disponibilizado para transmissão online do conteúdo (video streaming). A inexistência desse material desclassifica o filme do programa.

 

 

As fichas de inscrição serão repassadas para a organização do festival, que, após análise do material, selecionará de 10 a 12 títulos. Idealmente, ao menos dois títulos entre os selecionados deverão ser realizados por produtoras associadas ao programa Cinema do Brasil.

 

A lista dos filmes selecionados será divulgada no site da ANCINE em torno de 10 dias após o final das inscrições e as cópias dos filmes que serão projetados devem estar em mãos da equipe de organização até às 18h de sexta-feira, dia 03 de março de 2018.

 

Clique aqui e consulte o regulamento da XXVII edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro.

 

Saiba mais sobre os Encontros com o Cinema Brasileiro


O objetivo do programa “Encontros com o Cinema Brasileiro”, uma iniciativa conjunta da ANCINE e do Ministério das Relações Exteriores, com o apoio do programa Cinema do Brasil, é trazer ao Brasil os curadores dos principais festivais internacionais de cinema do mundo, a fim de que possam conhecer os filmes brasileiros de produção independente que têm possibilidade de fazer suas estreias internacionais dentro do período de realização desses festivais.

 

O programa acontece de acordo com um calendário que atenda ao período de trabalho da curadoria de cada festival convidado. As datas previstas para sua realização são os meses de janeiro/fevereiro (seleções do Festival de Cannes e BAFICI); maio/junho (festivais de Veneza, Locarno, San Sebastián, Toronto), julho/agosto (festivais de Havana e IDFA); e setembro/novembro (festivais de Berlim, Sundance, Rotterdam e CPH:DOX), com datas a serem definidas junto aos festivais a cada edição.

 

Os curadores dos festivais convidados passarão três ou quatro dias no Brasil. Ao longo desses dias, assistirão a sessões fechadas de filmes de longa-metragem brasileiros, realizadas exclusivamente para este fim. Essas sessões serão realizadas em formato digital.

 Com informações do site da Ancine.

MAIS NOTÍCIAS